Jogo dos 7 Erros – (Respostas e Comentários)

Pessoal,

agradeço aos varios comentários e observações sobre “Os 7 Erros” muito cometidos sobre gerestão de projetos, principalmente do ponto de vista de conceitos, definições e até mesmo visões de mercado que se tem sobre o assunto. Já tenho uma lista grande de outros “enfanos”  comuns e será possível escrever novos Blogs do tipo: Jogo dos 7 erros – parte 2 (3 …4 …5 …6 …).

 

Segue abaixo os meus comentários:

 

1: Erro: “Procuramos gerente de Projetos com experiência na Metodologia PMBOK”.

Correto: O PMBOK não é uma metodologia como muitos dizem. É comum encontrarmos anúncios de vagas para GPs referindo-se que o PMBOK é uma metodologia.

O PMBOK é guia de processos e boas práticas em gerenciamento de projetos reconhecida por uma comunidade de especialistas da área.

Metodologias são construídas a partir de ciclos de vida, modelos, ferramentas e claro, com boas práticas e processos que podem usar PMBOK como base.

===============================================================

2: Erro: “O Sr. João é o PMO da empresa ABC Consultoria”.

Correto: O Sr. João é o Gestor do Escritório de Projetos da ABC Consultoria.

O escritório (PMO) é uma unidade organizacional, podendo ser uma simples área como também uma estrutura mais complexa com dezenas de profissionais. O tipo de PMO depende da estrutura organizacional da empresa e quais são os objetivos da organização em relação ao gerenciamento de projetos.

===============================================================

3: Erro: “O PMI é um instituto que nasceu da indústria de Tecnologia, por isso, a grande maioria dos associados e PMPs são desta área”.

Correto: O Project Management Institute nasceu da indústria civil. Hoje, uma grande parte dos seus associados são das áreas de tecnologias, por ser talvez um segmento muito crítico em relação a Projetos e que os benefícios do gerenciamento de projetos são claramente sentidos.

===============================================================

4: Erro: “O Significado de PMBOK  é Project Management Book of Knowledge, que se trata do Livro de conhecimento em Gerenciamento de Projeto”.

Correto: o “B” do PMBOK, rerefe-se a “Body” (corpo de conhecimento), portanto, Project Management Body of Knowledge é o termo correto.

===============================================================

5: Erro: “Acho que não posso tirar o PMP ainda, pois apesar de já ter longa experiência em Projetos, ainda não possuo muita experiência em algumas frentes que um projeto exige”.

Correto: Ter experiência em gerenciamento de projetos, pelo menos no mínimo aquelas 4.500 na qual o PMI exige para a elegibilidade, já habilita um gestor a prestar o exame PMP. A experiência em determinadas frentes ou fases dos Projetos é informada no momento da elegibilidade, mas o que conta é a quantidade total de horas de participação em projetos. Ou seja, o profissional que tem menos experiências em Planejamento e mais na Execução pode sim prestar o Exame.

===============================================================

6:  Erro: “Gerenciamento de Projetos é mais uma moda inventada pelo mercado. Há alguns anos atrás este termo não era muito disseminado e todo mundo tocava projeto de qualquer forma”. Gerenciamento de Projetos é modismo.

Correto: Gerenciamento de Projetos sempre existiu. Mas a importância e os benefícios desta disciplina para Organizações e Profissionais tem sido mais valorizadas nos últimos anos (e vai continuar aumentando). Muitas empresas estão conseguindo organizar suas atividades não operacionais dentro de estruturas de projeto. Organizações não projetizadas estão investindo em Escritório de Projetos com foco em garantir e minimizar os impactos negativos em seus projetos contratados. Há uma grande demanda de cursos (MBAs) para especializar profissionais de gerenciamento de projetos para atender um mercado cada vez mais exigente. Gerenciamento de Projetos não é moda, é que muitos não sabiam e só agora descobriram.

===============================================================

7:  Erro: “Não vou correr atrás deste PMP, pois o mercado além de já estar saturado, esta certificação já não é tanto valorizada”.

Correto: O mercado esta saturado sim !!! Mas de profissionais ainda não preparados. Profissionais com visão estratégica de projetos, formação especializada e principalmente certificados PMP ainda são poucos.

 

Estima-se que há 400 mil PMPs no mundo. No Brasil, este número deve estar perto de 11 mil profissionais. Número muito pouco pela grandeza e quantidade de projetos que o País gera.

 

É bom lembrar que um profissional certificado PMP não garante sucesso em seus projetos, pois há muito fatores a serem considerados além disso. Mas o fato de possuir uma certificação comprova certa bagagem em Gerenciamento de Projetos e certamente que o profissional possui bons conhecimentos das boas práticas, ferramentas, técnicas e principalmente processos.

Marcos Pires, PMP,  Gerente de escritório de projetos (PMO) da Hold Consultoria, professor para cursos de MBA em Gestão de Projetos da FIAP e Anhembi Morumbi, instrutor de preparatórios para certificação PMP, palestrante e colunista para jornais, revistas e sites sobre o tema gerenciamento de projetos.

 

Email:  marcos.pires.2000@bol.com.br

Perfilhttp://www.linkedin.com/in/marcospiresgp

Twitter: http://www.twitter.com/projetizado

Anúncios

3 Comentários

  1. cflrodrigues said,

    04/09/2009 às 16:42

    Até que fui bem..rs
    http://gpnapratica.wordpress.com
    http://www.twitter.com/pmpratice

  2. Marcos Raposo said,

    16/09/2009 às 11:55

    Excelente o jogo dos 7 erros. Temos percebido que esse erros tem se tornado tão comuns que corremos o risco de se tornarem aceitos ao longo do tempo, o maior exemplo disso é dizer que o “PMBOK” é uma metodologia. Muito bom.
    Abraços,
    Marcos.

  3. Lucas Delaqua said,

    17/09/2009 às 18:04

    Marcos, no caso do erro #2 eu acredito que em certas situações a frase pode estar correta. Afinal o Sr. João pode ser Project Managemet OfficeR da ABC consultoria. Você não concorda?

    Abraço.

    Lucas D.
    http://lucasdelaqua.wordpress.com


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: