Gestão de Projetos – Certificar ou se especializar ?

Pessoal,

esta semana eu gostaria de trazer uma questão que nos últimos tempos tem sido muito questionado por profissionais de gerenciamento de projetos que estão no inicio de carreira ou mesmo para aqueles mais experientes e que querem consolidar um título importante de gerenciamento de projetos na carreira.

Muitos profissionais estão na dúvida entre partir para um curso de especialização (MBA) em gestão de projetos ou buscar a certificação PMP, título internacionalmente reconhecido que atesta que o profissional conhece bem conceitos, processos e ferramentas de gerenciamento de projetos.

Minha resposta para esta dúvida é: Ter os dois !!! Mas uma coisa de cada vez !!!

Isso depende de cada profissional e principalmente de que momento da carreira principalmente do ponto de vista de experiência o profissional se encontra. Vamos aos exemplos:

Para profissionais que estão iniciando na carreira ou para aqueles com pouco tempo de estrada em gestão de projetos, não há dúvidas que um curso de especialização em gerenciamento de projetos é o mais recomendado, pois estes cursos que duram entre um e dois anos (em geral um ano de duração), fornecem uma base conceitual e teórica de processos, ferramentas e melhores práticas gerenciais muito importantes, permitindo que estes conhecimentos sejam aplicados na prática através de trabalhos e exercícios, além de um aspecto muitíssimo importante que é o apoio de professores e a troca de experiências com outros profissionais. O interessante é que dependendo das oportunidades, o aluno pode ir aplicando estes conhecimentos também no dia a dia nos seus desafios profissionais.

Outro ponto muito importante na especialização é que o próprio mercado de trabalho já esta exigindo fortemente este título dos profissionais. É muito comum encontrarmos ofertas de oportunidades para gerentes de projetos onde o pré-requisito é ter um MBA em Gestão de Projetos.

Agora, quanto a certificação PMP, em minha opinião, esta sim poderia ser a primeira opção para profissionais mais experientes em gerenciamento de projetos. Até mesmo porque esta certificação foi feita para “comprovar” que o profissional conhece bem boas práticas, processos e ferramentas para gerenciamento de projetos. Uma das evidencias disso é a própria experiência exigida pelo PMI e que poderá ter que ser comprovada pelo profissional para permitir que o mesmo realize o Exame. A exemplo da especialização, o título PMP já é exigência de mercado há alguns anos, sendo pré requisito inclusive para contratações em muitas organizações brasileiras. Realidade esta que tem inclusive sendo ponto de decisão para profissionais que optam ao buscar a certificação primeiro, até mesmo aqueles com pouca experiência em gerenciamento de projetos. Fato que se  torna preocupante, principalmente para um mercado exigente e competitivo como o brasileiro. Mas sobre este assunto falaremos em outro tema de Blog.

Mas como mencionado no início, ter os dois títulos, tanto um MBA quanto o certificado PMP seria um grande diferencial principalmente para o profissional que pretende prosperar e ter longa carreira em gerenciamento de projetos, pois estes títulos aliados com experiência e conhecimentos técnicos das respectivas áreas de atuação é tudo que o mercado deseja !!!

Envie seu comentário sobre este assunto pela opção Add Comment abaixo neste Blog.

Um grande abraço,

Marcos Pires, Gerente de escritório de projetos (PMO), professor para cursos de MBA em Gestão de Projetos e instrutor para cursos de certificação PMP.

Email:  marcos.pires.2000@bol.com.br

Perfilhttp://www.linkedin.com/in/marcospiresgp

Twitter: http://www.twitter.com/projetizado

7 Comentários

  1. Mauro Tonon said,

    04/06/2009 às 16:44

    Olá Marcos,

    Legal o seu ponto de vista. Concordo plenamente contigo e pelo que acompanho do mercado mundial, é um retrato muito fiél do que realmente está acontecendo dentro da área de Gerenciamento de Projetos, não só no Brasil.

    Grande abs.
    __________________________
    Mauro Tonon, PMP®
    +32 0496 452178
    Nieuwebosstraat, 56
    9000 Gent – Belgium

  2. Roberta Souza said,

    04/06/2009 às 17:01

    Oi Marcos.
    Gostei muito desse tema pois retrata bem o que eu pretendo para minha carreira: primeiramente um curso de especialização e em um futuro uma certificação PMP.

    Abraços,

    Roberta

  3. Fabio Tsukuda said,

    04/06/2009 às 17:14

    Boa tarde Marcos,
    Gostaria de parabenizá-lo por sua iniciativa em querer aprofundar temas sobre gestão de projetos.
    Está excelente e realmente está contribuindo para o aumento da maturidade.
    O tema que você está abordando hoje foi a alguns anos atrás um impasse em minha carreira em gestão de projetos.
    Como você bem disse, uma coisa de cada vez e cada pessoa deve avaliar o que de fato irá lhe trazer de benefício ou valor para a sua carreira, naquele específico momento. Porém hoje vejo que ambos PMP ou MBA devem ser feitos quando você já possui determinada experiência em campo. Existem cursos preparatórios para quem está iniciando a carreira que podem servir de base para uma futura certificação ou MBA. Isso irá contribuir para ter a certeza que seguirá esta carreira.
    Eu optei por fazer primeiro a certificação PMP, que além de ser exigida pela empresa onde trabalho foi uma questão de momento certo para ser realizada.
    []s,
    Fabio Tsukuda, PMP.

  4. 04/06/2009 às 18:16

    Marco, estou gostando muito dos temas do seu blog, são muito relevantes e bem pensados.

    É importante compartilhar estes temas também para as Listas Yahoo do PMI.

    Abraços

    Roberto Falcão

  5. Marcantonio Fabra said,

    05/06/2009 às 14:29

    Vou lhes contar uma curta história.

    Era uma vez um aluno de MBA em Gestão de Projetos que, por necessidades profissionais, teve que fazer a prova de certificação do PMI no meio do seu curso. Após ter passado na prova e ter se tornado PMP, foi feliz para a sala de aula no dia seguinte. Chegando lá, o resto da turma falou: “O que você está fazendo aqui? Veio aqui só para tirar onda não é?”
    E o aluno respondeu: “Claro que não! A média do nível de maturidade das empresas brasileiras está entre 2 e 3 segundo Darcy Prado e aqui eu estou aprendendo ferramentas e técnicas que me permitem ter um nível 5 de maturidade em gestão de projetos. Já pensaram no futuro de um profissional com conhecimento de nível 5 em empresas de níveis 2 e 3?”

    A certificação do PMI apenas mede que você conhece bem a metodologia do PMI (isto é bom, por exemplo, para montagens de escritórios de projetos), mas a vivência dos professores (“o chamado pulo do gato”), as ferramentas e as técnicas isto você não aprende no PMBOK e sim em sala de aula trocando experiências.

    Em tempo: O aluno mencionado no texto era eu, o próprio que vos escreve que fui da turma 4 do MBA em Gestão de Projetos da FGV-RJ.

    Abraços,
    Marcantonio Fabra

    • 16/07/2009 às 21:10

      Com certeza da para se perceber que vc fez MBA, porque em sua historia vc transparece humildade e vontade de continuar crescendo na area. parabens Mr Fabra. E parabens marcos pelo BLOG (iniciativa).

  6. cflrodrigues said,

    20/09/2009 às 15:39

    Marcos, minha resposta também é: Sem dúvida os dois. E ainda mais se possível.
    Como já postei também em meu blog, sou totalmente a favor de certificações, mas acho que elas tem prazo de validadade, quanto maior o número de certificados, menos valorizados são. Por isso, devemos sempre continuar nos especializando, expandindo, atualizando e etc. Além disso, há o fato de que a certificação garante que conhecemos as melhores práticas, mas não que sabemos aplicá-las, para isso, mba’s, pós graduações, fóruns e etc, fornecem maiores colaborações práticas. Parabéns.
    Abraço.
    Carlos F. Rodrigues
    http://gpnapratica.wordpress.com
    http://www.twitter.com/pmpratice


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s